quarta-feira, 13 de agosto de 2008

PEDAGOGIA DE PROJETOS COMO SUPORTE PARA A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR

















A SOCIEDADE VIVENCIA MOMENTOS ONDE NADA É ESTÁVEL E TUDO SE TRANSFORMA. E A EDUCAÇÃO QUAL DEVE SER SUA POSIÇÃO?

ESSE PROCESSO DE ENSINO, NUNCA É UMA SIMPLES TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS, OBJETIVOS OU DESTREZAS PRÁTICAS, MAS VEM ACOMPANHADO DE UM IDEAL DE VIDA E DE UM PROJETO DE SOCIEDADE, OU SEJA, A EDUCAÇÃO TEM COMO OBJETIVO COMPLEMENTAR A HUMANIDADE.

A PARTIR DESSE PENSAMENTO IREMOS TRATAR DE UM ASSUNTO CUJO TEMA É: PEDAGOGIA DE PROJETOS COMO SUPORTE PARA A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR, QUE VEM SENDO BASTANTE DISCUTIDO NAS UNIVERSIDADES ENTRE OS EDUCADORES E EDUCANDOS QUE AS COMPÕE.

COMO SURGIU A PEDAGOGIA DE PROJETOS E POR QUE.
SURGE PELA NECESSIDADE DE RESOLVER PROBLEMAS NO TRANSCORRER DO TRABALHO COTIDIANO. OU SEJA, A IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO PODE AJUDAR A RESOLVER UM DETERMINADO PROBLEMA.

O QUE É PROJETO.

A PALAVRA PROJETO TEM SIDO MUITO UTILIZADA EM VÁRIAS ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL. NAS ESCOLAS, FALAR EM PROJETO PEDAGÓGICO JÁ SE TORNOU MODA HÁ ALGUM TEMPO.

ENTÃO PODEMOS DIZER QUE PROJETO É:

· INTENÇÃO, PRETENSÃO, SONHO;
· PROJETO É DOUTRINA, FILOSOFIA, DIRETRIZ;
· É IDÉIA OU CONCEPÇÃO DE PRODUTO OU SERVIÇO;
· PROJETO É ESBOÇO OU PROPOSTA;
· É DESENHO PARA ORIENTAR CONSTRUÇÃO;
· PROJETO É EMPREENDIMENTO COM INVESTIMENTO;
· É UM TIPO DE ATIVIDADE ORGANIZADA COM O OBJETIVO DE RESOLVER UM PROBLEMA;
· PROJETO É UM TIPO DE ORGANIZAÇÃO TEMPORÁRIA, CRIADA PARA REALIZAR UMA ATIVIDADE FINITA.
QUAIS AS CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS DO TRABALHO COM PROJETOS:
· COMPREENDER E MOSTRAR NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO QUE A INTERDISCIPLINARIDADE É COMPLEMENTAR À ABORDAGEM DISCIPLINAR E, PORTANTO, NÃO A EXCLUI;
· ENTENDER E TRABALHAR COM OS EDUCANDOS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO A IDÉIA DE QUE A INTERDISCIPLINARIDADE FAZ EMERGIR DO CONFRONTO DAS DISCIPLINAS NOVOS DADOS QUE SE ARTICULAM ENTRE SI E QUE OFERECEM UMA NOVA VISÃO DA NATUREZA E DA REALIDADE;
· RECONHECER QUE OS PROJETOS PODEM SE CONFIGURAR DE FORMA DIFERENTE, MESMO QUANDO SE PARTE DE UM MESMO TEMA EM DIFERENTES ESPAÇOS ESCOLARES;
· UTILIZAR O PODER DE ARGUMENTAÇÃO E NÃO DE IMPOSIÇÃO AO SUGERIR UM TEMA A SER DESENVOLVIDO ATRAVÉS DE PROJETOS;
· ACEITAR E MUITAS VEZES ACATAR SUGESTÕES DOS ALUNOS NO DESENVOLVER DO PROJETO;
· CRIAR DISPOSITIVOS DE INTERESSE NOS ALUNOS PELO TEMA DO PROJETO, PARA QUE ELES CONSIGAM DESENVOLVÊ-LOS DE FORMA ENTUSIÁSTICA ATÉ A SUA CONCLUSÃO;
· REDIRECIONAR AS AÇÕES DE UM PROJETO QUANDO AS AÇÕES QUE ESTÃO SENDO UTILIZADOS NÃO ESTIVEREM FAVORECENDO O SEU DESENVOLVIMENTO.

Por César Brito

Um comentário:

Cleres Carvalho disse...

OLA PROFESSOR, GOSTEI MUITO DO SEU TEXTO SOBRE PEDAGOGIA DE PROJETOS. Gostaria de saber se tens algo sobre oficina pedagogiga interdisciplinar para o Ensino Fundamental. Sou professora Universitaria, e estarei formando professores em Escola Publica de Ensino Fundamental em Impratriz-Ma.Preciso do passo a passo para esta sistematizaçao.